Qua, Jun

Emugle

Devido a grande procura por inscrições, a TV Câmara vai transmitir, ao vivo, o curso “De Capitania à Cidade: o processo de formação dos Campos dos Goytacazes (1534-1835)”, realizado pela Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, através da Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle), em parceria com o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho. A capacitação é gratuita e será realizada nos dias 26 de março, 02, 09 e 16 de abril, das 13h às 16h30, no plenário Álvaro Lopes Vidal.

Inicialmente, o curso previa a disponibilização de 30 vagas. Porém, apenas nas primeiras 24 horas, foram realizadas mais de 100 inscrições. Em virtude da demanda, o curso foi transferido para o plenário da Câmara que comporta maior número de pessoas. As inscrições foram encerradas na tarde desta segunda-feira (25). Quem não conseguiu garantir a vaga, poderá acompanhar o curso que será transmitido ao vivo através da TV Câmara, nos canais canais 19.3 aberto digital e 152 pela Vertv, e nas redes sociais do Legislativo campista.

A mudança de local também exigiu adaptação do horário que passará a ser de 13h às 16h30. É preciso chegar ao local antes do horário previsto para o início da palestra, para finalizar a inscrição. O curso oferece certificado, com carga horária, e é voltado para professores, estudantes de História, Pedagogia, licenciaturas em geral e demais interessados.

Cronograma

No dia 26 de março, o professor doutor Arthur Soffiati ministrará o tema “Da Capitania aos Sete Capitães”, de 13h às 14h30. Em seguida, o diretor do Arquivo Público, Carlos Freitas, abordará a “Ocupação do território e disputas pelo poder político”, de 15h às 16h30.

No dia 02 de abril, a professora doutora Cláudia Atallah vai expor o tema “Administração e Justiça”, de 13h às 14h30. Já no horário de 15h às 16h30, será a vez do professor doutor Rodrigo Rezende falar sobre “A mão de obra que gerou riquezas”.

No dia 09 de abril, o professor doutor Walter Luiz Carneiro abordará “Uma economia para além do açúcar”, das 13h às 14h30. Em seguida, o professor Arthur Soffiati falará sobre “As transformações causadas pela ocupação: Identidade, Meio e Patrimônio”, das 15h às 16h30.

Já no dia 16 de abril, o professor doutor Carlos Eugênio Soares vai ministrar o tema “Disputas políticas no início do século XIX”, das 13h às 14h30. Encerrando o curso, a professora doutora Heloísa de Cácia vai abordar a temática “De Vila à Cidade: saneamento e ampliação da malha”, das 15h às 16h30.