Geral

A Câmara de Vereadores de Campos realizou, nesta quarta-feira (6), a entrega de honrarias e homenagens a personalidades e instituições destacadas na sociedade. A sessão solene foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Marcão Gomes (Rede). No próximo dia 13, outras comendas serão conferidas aos agraciados através das indicações dos vereadores que ocorreram durante todo do ano.

A solenidade teve início com apresentação do Hino de Campos dos Goytacazes pelo coral de estudantes da Escola Municipal Mário Barroso, localizada em Ururaí. Em seguida, se apresentou o coral de alunos da Escola Municipal Jacques Richer, da localidade de Campo Novo.

Ordem do Mérito Padre Antônio Ribeiro do Rosário

A primeira comenda entregue nesta sessão foi a Ordem do Mérito Padre Antônio Ribeiro do Rosário, que é cedida exclusivamente a Padre, Monsenhor, Cardeal, Bispo e Arcebispo, que tenham contribuído para o desenvolvimento sociocultural e religioso do município.

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz recebeu a honraria por indicação do vereador Thiago Ferrugem (PR). O religioso, que é natural de Montevidéu, tornou-se Bispo Diocesano de Campos em 2011 e foi contemplado com o Título Honorífico de Cidadania Campista em 2012. “De alguma forma faço parte da cultura campista, que é um nicho que sempre deve intervir nesta Casa do Povo, trazendo o partido do bem, o partido dos pobres e a causa da cidadania de todos”, agradeceu Dom Roberto Francisco Ferreria Paz.

Por indicação de Marcão Gomes (Rede), Dom Fernando Arêas Rifan também foi recebeu a honraria. O pároco recebeu o Título Honorífico de Cidadania Campista em 1993. Eleito Bispo pelo Papa São João Paulo II em 2002, foi sagrado pelo Cardeal Dom Dario Castrillon Hoyos, Prefeito da Congregação para o Clero e nomeado Bispo Administrador Apostólico da mesma Administração. “Muito obrigado ao vereador Marcão pela homenagem. Esta é uma homenagem ao padre Antônio Ribeiro do Rosário, do qual eu fui sucessor”, afirmou.

Ordem do Mérito Renato Barbosa

Nesta sessão solene, uma pessoa foi homenageada com comenda da Ordem do Mérito Renato Barbosa. Essa honraria é conferida aos cidadãos com reconhecimento notório dos feitos e trabalhos realizados nas áreas de Petróleo, Gás e Tecnologia no município.

Por indicação do vereador Thiago Ferrugem (PR), a comenda foi entregue Luís Henrique de Souza Viana, campista pós-graduado em Gestão, Direito Privado e Direito Tributário, com extenso currículo na área de Petróleo e Gás.

Título Honorífico de Cidadania Campista

O Título Honorífico de Cidadania Campista é o diploma conferido a cidadãos, de qualquer naturalidade ou nacionalidade, que tenham dado a sua parcela de contribuição no campo socioeconômico e cultural, com trabalho notório e reconhecimento da sociedade.

O pastor Abner de Cássio Ferreira recebeu a honraria, por indicação do vereador Genásio (PSC). Na solenidade, o agraciado foi representado pelo pastor Marcos Elias Escáfora. Abner de Cássio Ferreira é natural da cidade de Capão Bonito, São Paulo. Jornalista e advogado formado pela Universidade Gama Filho, é escritor membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Já recebeu o Título de Comendador, outorgado pela Ordem Carlos Gomes. Foi homenageado, também, com a concessão da Medalha Pedro Ernesto, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e com a Medalha Tiradentes.

A comenda também foi conferida à Cátia Maria de Oliveira de Mello, por indicação do vereador Jorginho Virgílio (PRP). Natural da cidade do Rio de Janeiro, a nutricionista atua na Coordenação do Programa Saúde na Escola em Campos. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Alimentação Escolar, Saúde Coletiva, Supervisão de Estágios curriculares e extracurriculares em Saúde Coletiva e Nutrição Clínica, Fiscalização de Contratos, Doenças Infectoparasitárias e Transtornos Alimentares.

Cecília Abreu Soares Baptista foi homenageada por indicação do vereador Marcão Gomes (Rede).Natural de Minas Gerais, é dentista da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Seu trabalho na odontopediatria é público e notório, especialmente no atendimento a crianças e adolescentes da rede municipal.

A deputada Cristiane Brasil Francisco recebeu a comenda através do vereador Fred Machado (PPS).Nascida em Petrópolis, formou-se em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis. Ingressou na carreira política em 2003 e em 2005 assumiu a cadeira de vereadora. Em 2009, assumiu a Secretaria Especial do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida na cidade do Rio de Janeiro.

Por indicação do vereador Neném (PTB), a honraria também foi concedida ao dr Edilbert Pellegrini Nahn Júnior. Ele é natural da cidade do Rio de Janeiro exerce o cargo de Diretor Geral da Faculdade de Medicina de Campos desde abril de 2017. Especializado em Dermatologia, é graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Natural da cidade de Castelo (ES), Giséle Pessin recebeu o título por indicação do vereador Álvaro Henrique de Souza Oliveira. Psicóloga Estatutária desde 2012 da Secretaria de Educação da Prefeitura de Campos, a profissional possui trabalhos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

O empresário José Luis Burbano foi agraciado por indicação do vereador Geraldinho de Santa Cruz. Ele é formado em História e é natural de Los Angeles (EUA). Destacou-se no ramo de confecção de artigos religiosos, além de contribuir para o mercado interno campista, também a nível nacional e internacional.

Manoel Pires de Moraes recebeu a honraria por indicação do vereador Fred Machado (PR). Natural de São Luiz do Quitunde (AL), exerceu o cargo de Gerente Agrícola na Usina Outeiro com relevantes serviços prestados à municipalidade.

Membro da Comissão de apoio ao jovem advogado (OAB Jovem) da 12ª Subseção da OAB, Moacyr Pinto Ajame Netto, foi homenageado por indicação do vereador Thiago Ferrugem (PR). Natural de Itaocara (RJ), ele é pós-graduado em Direito Processual e Civil, e pós graduado em Direito Público.

Por indicação de Marcão Gomes (Rede), recebeu o título o padre Giovanni Fernandes Ribeiro, que é natural de Vitória (ES). Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atualmente é pároco da Paróquia São Vicente de Paulo, localizada em Guarus, sendo responsável pela construção da Igreja Matriz, da Capela São João e pela reforma da Capela Santa Rita de Cássia, no Parque Prazeres.

Paulo Henrique de Souza Oliveira recebeu a honraria através do vereador Igor Pereira (PSB). Nasceu em Quissamã (RJ), começou a atuar no futebol pela equipe amadora Quissamã Futebol Clube, de onde saiu para o Flamengo. Foi convocado para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo na Inglaterra. Atualmente comanda o Goytacaz Futebol Clube.

O deputado Plínio Comte Leite Bittencourt recebeu a comenda por indicação do vereador Abu (PPS). Natural do Rio de Janeiro, teve três mandatos de vereador, dois de vice-prefeito de Niterói e quatro de deputado estadual, com destaque, ao longo desses anos, por ocupar a Presidência da Comissão Permanente de Educação da ALERJ. “É uma honra muito grande receber a Cidadania Campista, certo de que o vigor da importância dessa cidade possa auxiliar neste momento difícil do Brasil”, concluiu.

Pryscila Nunes Ribeiro Marins recebeu o título por indicação do vereador Cláudio Andrade (PSDC). Natural do Rio de Janeiro, ela é palestrante nas áreas de Direito Eleitoral e Direito Público, e atuando como advogada em escritório no município de Campos e no Rio de Janeiro.

Também recebeu a honraria o doutor Valério Chierici Pereira, por indicação da vereadora Joilza Rangel (PSD). Natural de Apiacá (ES), cursou Medicina na Faculdade de Medicina de Campos. Iniciou sua prática hospitalar em Obstetrícia e Ginecologia, tendo se especializado em Ultrassom. Sua parcela de contribuição para Campos é na saúde e na área social.

O pastor Michel A. Malaquias foi agraciado por indicação do vereador José Carlos (PSDC). O religioso é natural de Petrópolis (RJ), bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e Psicologia Batista Macaense e atua como Pastor Batista na localidade de Morro do Coco. “Quero agradecer especialmente ao vereador por ajudar nossa comunidade”, agradeceu.

Ordem Municipal do Mérito

A Ordem Municipal do Mérito é honraria conferida a brasileiros que tenham se destacado nas Artes, Ciências e Esportes, com trabalhos públicos e notórios. Foi agraciado Ironis Escáfura de Oliveira Júnior, por indicação do vereador Fred Machado (PPS). Campista formado em Direito, trabalhou no Tribunal Regional do Trabalho onde ocupou o cargo de Juiz Classista da Justiça do Trabalho e a função de Diretor de Secretaria.

Magno Prisco Pereira Neves recebeu a honraria por indicação do vereador Igor Pereira (PSB). Campista, jornalista e cronista esportivo, ele foi presidente da Fundação Municipal de Esportes de Campos no período de 2009 a 2012, criador e primeiro Presidente do Conselho Municipal de Esportes de Campos em 2012. Atualmente é Diretor da Liga Campista de Desportos. “Agradeço por esta placa que na verdade é uma homenagem ao esporte de Campos”, declarou.

Por indicação do vereador Cláudio Andrade (PSDC), foi agraciado o Raphael Elbas Neri de Thuin. Campista, atleta reconhecido internacionalmente como nadador profissional, conquistou inúmeros títulos para a natação brasileira. É Embaixador das Olimpíadas Especiais no Brasil, foi condecorado com a Soberana Ordem do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, no grau Comendador. Atualmente, exerce o cargo de presidente da Fundação de Esportes de Campos. “Esse título é de todos nós da Fundação Municipal de Esportes”, afirmou o homenageado.

Thiago de Souza Santos recebeu a comenda por indicação do vereador Marcão Gomes (Rede). Ele é campista, formado em Sistemas de Informação, com ênfase de Ciências Humanas. Há 14 anos é proprietário de uma empresa de informática, gerando empregos e colaborando com o crescimento sócio econômico do nosso Município. Destaca-se na ação social, ministrando cursos para a comunidade gratuitamente e capacitando jovens para o mercado de trabalho.

Também foi homenageado por indicação de Marcão Gomes o Vicente de Paulo Santos de Oliveira. Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, é professor do Instituto Federal Fluminense. “Quero dizer que é uma satisfação muito grande receber esta honraria. Atualmente, tenho 25 anos como docente, uma vida toda dedicada ao ensino e à pesquisa”, disse, dedicando a honraria aos servidores do IFF.

Medalha Cidade de Campos dos Goytacazes

A Medalha Cidade de Campos Dos Goytacazes é uma honraria conferida a pessoas físicas ou a entidades públicas ou privadas que tenham prestado relevantes serviços ao município. O Asilo Nossa Senhora do Carmo recebeu a honraria, por indicação do vereador Silvinho Martins (PRP). A instituição atua há 113 anos no acolhimento de idosos.

A Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (APOE) recebeu a honraria por indicação do vereador Jorginho Virgílio (PRP). Com 53 anos de fundação, a entidade é referência no atendimento a milhares de portadores de necessidades especiais e seus familiares, dando dignidade e entendimento.

Foi agraciada a Associação Monsenhor Severino, por indicação do vereador Álvaro Henrique de Souza Oliveira. A uma associação civil, apolítica, filantrópica, sem fins lucrativos tem por finalidade a assistência social à criança e ao idoso carente, realizando trabalho de excelência.

Claudionor Alves recebeu a medalha por indicação do vereador Cláudio Andrade (PSDC). Como empresário no ramo de açúcar, conquistou vasta clientela. Foi presidente do Clube Esportivo Rio Branco e hoje, com 91 anos, dedica-se a pecuária leiteira, sendo importante empregador e investidor no município de São Francisco do Itabapoana.

O Corpo de Bombeiros Militar (5º GBM) foi homenageado por indicação do vereador Abu (PPS), pela atuação de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito fluminense. O 5º Grupamento, além de Campos, abrange as cidades de São Fidélis, São João da Barra, Cambuci.

A Guarda Civil Municipal de Campos foi agraciada por indicação do vereador Genásio (PSC). A instituição criada em 1994 realizada serviços de Policiamento Ostensivo, Grupamento de Trânsito, Grupamento Especial de Praia, Ciclístico, Moto Patrulha de trânsito, Grupamento de Ações Especiais, Grupamento de Proteção Social, Grupamento do “Crack é Possível Vencer”, Ronda Escolar, Grupamento Ambiental.

A medalha também foi concedida ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), por indicação da Mesa Executiva da Câmara, pela eficaz contribuição para a educação tecnológica e econômica de idade, através de investimentos e trabalhos públicos e notórios.

O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, também foi agraciado, por indicação do vereador Marcão Gomes (Rede). “É uma honra receber essa comenda. Nossa escola transforma a vida de muitos jovens nesta cidade e em mais 12 municípios onde estamos presentes, atingindo 17 mil estudantes e famílias”, disse.

A ONG Nação Basquete de Rua (NBR) recebeu a honraria, através do vereador Thiago Ferrugem (PR). Fundada em 2006, a entidade atua em Campos e arredores, fruto do sonho de jovens estudantes e atletas que se uniram por paixão pelo basquete, com objetivo de lutar pela inclusão social.

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro ( UENF) foi agraciada por indicação da vereadora Joilza Rangel Abreu (PSD). O primeiro vestibular para a UENF foi realizado em 3 de junho de 1993. A insituição foi a primeira universidade brasileira a possuir 100% de professores doutores. Entre reconhecimentos nacionais e internacionais, a UENF ganhou, recentemente, o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica. “É uma alegria muito grande em nome de toda a universidade receber essa homenagem, que vem em um muito boa hora”, afirmou o reitor Luis Passoni.

Foi homenageado, in memorian, Walter Silva, por indicação do vereador Cláudio Andrade (PSDC). O campista nasceu em 1933 e faleceu em 1994. Formou-se no curso de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Petrópolis. Foi Deputado Federal por três vezes participou de várias comissões permanentes e especiais, além de ter sido autor de grandes obras na área do Direito.

 

*Por Lohaynne Gregório - Ascom Câmara Campos