Geral

A Câmara de Vereadores de Campos realizou, nesta quarta-feira (13), a segunda sessão solene para entrega de honrarias. As comendas foram concedidas aos agraciados – personalidades e instituições – por indicação dos vereadores, durante todo o ano legislativo. Compuseram a mesa o presidente do Legislativo, Marcão Gomes (Rede), e os vereadores Fred Machado (PPS) e José Carlos (PSDC). A sessão contou com apresentação da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, da Ong Orquestranda a Vida.

Iniciando a sessão, o presidente Marcão Gomes homenageou a Escola Municipal Lídia Leitão de Albernaz, pela honrosa participação no Projeto Reciclando Hábitos e por ter se sagrado campeã do Placar da Reciclagem em 2017. Por indicação do vereador Miguelito (PSL), foi homenageado o senhor José Márcio Vicente Mata, pela implantação da empresa Smart Treinamento no município.

A vereadora Josiane Morumbi (PRP) homenageou a senhora Conceição Monteiro Mansur, pelo transcurso dos 38 anos da fundação do Rotary Clube de Campos/Guarus e o senhor Fausto Paes de Carvalho, pelo brilhante trabalho como oficial de intercâmbio e Conselheiro dos Estrangeiros do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Clube.

Ordem do Mérito Hermeny Coutinho

A Ordem do Mérito Hermeny Coutinho é uma honraria conferida às mulheres que se destacam na luta pela garantia dos seus direitos e no combate a violência doméstica, de reconhecimento notório em seu âmbito profissional. Por indicação de Fred Machado (PPS), recebeu a comenda a delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher em Campos, Ana Paula de Oliveira Carvalho. Ela é formada em Direito e tem notório trabalho na aplicação da Lei Maria da Penha.

Por indicação de Vinícius Madureira (PRP), recebeu a honraria a campista Cecília de Fátima Nunes Paes. Formada em magistério pelo CENSA, Normal adicional pelo IEPAN, e em Pedagogia pela FAFIC, atuou à frente do marketing do Super Bom Supermercados durante cinco anos. Iniciou o projeto de visitas nos Asilos e Orfanatos, que leva o nome de Amigos do Bem e o projeto Domingo Super Bom da Família, existente há 12 anos. Presidiu a Casa da Amizade do Rotary São Salvador, quando, então, fez o convênio com a ONG Amigas da Amamentação.

Também foi agraciada Jossana dos Santos Bartolazzi Barbosa, por indicação do vereador Marcão Gomes (Rede). A homenageada é graduada em Pedagogia pela FAFIC, pós-graduada em Pedagogia Empresarial pela ESAB e pós-graduanda em Neuropsicopedagogia pela CESUPEG. Entre seus trabalhos notórios, atua como pedagoga na Casa Benta Pereira, abrigo para mulheres que sofreram violência doméstica.

Margarida Estela Mendes do Nascimento foi homenageada por indicação de Joilza Rangel (PSD). A campista é advogada e assistente social com MBA em Gestão Municipal e em Direito Ambiental, além de ter Mestrado em Políticas Sociais. Foi escolhida representante para encaminhar o Conselho Municipal da Mulher. Desde o ano de 2005 compõe a Comissão de Diversidade Sexual da OAB – Campos.

Medalha Cidade de Campos dos Goytacazes

A honraria Medalha Cidade de Campos dos Goytacazes é conferida a pessoas físicas ou a entidades públicas ou privadas que tenham prestado relevantes serviços ao município. Por indicação do vereador Fred Machado (PPS), foi condecorada a Associação Irmãos da Solidariedade. Representada por Fátima Castro, a entidade, fundada em 1988, funciona como casa de apoio acolhendo portadores do vírus HIV/Aids que não têm onde morar ou que perderam a referência familiar.

Ordem do Mérito Antônio Nascimento Ferreira

Conferida aos profissionais da Ciência Contábil com trabalhos de reconhecimento notório em seu âmbito profissional, a Ordem do Mérito Antônio Nascimento Ferreira foi entregue à senhora Isabel Santos, por indicação do vereador Marcão Gomes (Rede). A agraciada é campista, formada no curso Técnico em Contabilidade pelo Colégio São Salvador e Técnico de Laboratório de Pesquisas Clínicas pelo Colégio Batista Fluminense. É membro do Conselho Regional de Contabilidade desde junho de 1973.

Ordem Municipal do Mérito

A Ordem Municipal do Mérito é conferida a brasileiros que tenham se destacado nas Artes, Ciências e Esportes, com trabalhos públicos e notórios. Por indicação de Joilza Rangel (PSD), recebeu a comenda o senhor Husten da Silva Carvalho. Ele possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ, mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz e doutorado em Ciências Morfológicas pela UFRJ. Sua contribuição está na UFRJ, na Universidade Estácio de Sá, Faculdade de Odontologia de Campos e Fundação Oswaldo Cruz, como professor pesquisador voltado para a iniciação científica.

Ordem do Mérito José do Patrocínio

A honraria é conferida aos cidadãos e entidades que realizam relevantes trabalhos no combate a discriminação ou preconceito, na defesa dos direitos dos afrodescendentes. Recebeu a comenda o senhor Gilberto Firmino Coutinho Junior, por indicação do vereador Thiago Ferrugem (PR). Campista, com formação em Ciências da Educação pela UENF e Pedagogia pela CEDERJ, é Mestre em Capoeira, Músico Percussionista, professor de Danças Afro-brasileiras. Atuou como assessor chefe de Apoio a Igualdade Racial, criando o Programa de Apoio a Igualdade Racial na Secretaria Municipal da Família e Assistência Social. Atualmente é Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Ordem do Mérito Wilson Batista

A Ordem do Mérito Wilson Batista é conferida aos cidadãos Cantores, Compositores, Músicos e Maestros, com reconhecimento notório dos trabalhos realizados em seu âmbito profissional em nosso Município. Foi agraciada Monique Soares Ribeiro, por indicação do vereador Marcão Gomes (Rede). A homenageada iniciou carreira cantando no Coral da Igreja Santa Terezinha, aos 17 anos. Hoje canta em parceria no grupo Samba Delas.

Ordem do Mérito José Cândido de Carvalho

A comenda é conferida aos cidadãos e instituições que se destacam por suas importantes contribuições feitas em prol da Cultura Popular Brasileira. Por indicação de Joilza Rangel (PSD), recebeu a honraria Geneci Maria da Penha. Carinhosamente conhecida como Noinha, esteve sempre presente, se posicionando aguerrida ao longo dos anos em favor da Cultura Popular Brasileira. Lidera o grupo de jongo Congola e é integrado por 20 pessoas.

Ordem do Mérito Joaquim José da Silva Xavier

A Ordem do Mérito Joaquim José da Silva Xavier é dedicada aos profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal, de reconhecimento notório em seu âmbito profissional. Foi agraciado, por indicação do vereador Igor Pereira (PSB), Luiz Eduardo Firmino dos Santos, que entrou no CBMERJ em 1987. Também graduado em Odontologia, atualmente é comandante do Comando de Bombeiros da Área Norte/Noroeste que abrange 18 municípios das regiões Norte e Noroeste, incluindo Campos.

Ordem do Mérito Doutor Paulo Pinto

A honraria é conferida aos profissionais da área de Direito de reconhecimento notório em seu âmbito profissional. Por indicação do vereador Fred Machado (PPS), foi agraciado José Paes Neto. Campista formado em Direito pela Uerj, atualmente é o Procurador Geral do município de Campos, onde desempenha suas atribuições de representar, judicial e extrajudicialmente, esta cidade.

Por indicação do vereador Marcão Gomes (Rede), recebeu a comenda a campista Lucris Nogueira Viana de Sales.Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Campos, e pós-Graduada em Direito Público pela Faculdade Estácio de Sá, atuou como advogada em elaboração e revisão de contratos, petições e contestações, com ênfase na área trabalhista e consultoria jurídica geral, na Empresa Transeletron Serviços Técnicos Especializados LTDA.

Ordem do Mérito Benta Pereira

A Ordem Do Mérito Benta Pereira é conferida aos cidadãos campistas ou instituições comerciais e sociais, com trabalhos de reconhecimento notório em seu âmbito profissional e na vida pública. Recebeu a honraria a Associação Vida e Amor, por indicação do vereador. Cláudio Andrade (PSDC). A instituição, localizada na Estrada de Brejo Grande, foi fundada em 1985 por Luís Marcelo Amaro Almeida, e tem como objetivo o tratamento e a recuperação de dependentes químicos.

Por indicação de Joilza Rangel (PSD), recebeu a honraria a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas. Representada por Marcela Peixoto Ferreira, a Instituição Social teve seu início no ano de 2015 quando um grupo de pais passou a utilizar as redes sociais para encurtar os caminhos que levam ao estímulo e melhor desenvolvimento das crianças com Autismo. A estimativa da AMA é de que existam cerca de 3.500 autistas na cidade.

A atual vice-prefeita, Conceição de Maria Queiróz de Sant’Anna, recebeu a comenda por indicação do vereador Marcão Gomes (Rede). Campista graduada em Serviço Social pela UFF, exerceu a função de Assistente Social da Associação Mantenedora do Asilo Nossa Senhora do Carmo, onde implantou com tenacidade o Sistema Social da referida entidade; logo após foi presidente da instituição onde geriu e respondeu pelas atividades prestadas a população idosa em estado asilar e atuou como Conselheira do Conselho Municipal do Idoso de nossa cidade.

Marcos André de Azeredo Araújo foi agraciado pelo vereador José Carlos (PSDC). O campista é proprietário da Loja Araújo Auto – Peças e contribui para o desenvolvimento sócio – econômico, especialmente através de ação de benemérito a diversas instituições socais e filantrópicas. É membro da Sociedade São Vicente de Paula, que presta serviços e assistências às famílias carentes da região e Membro Voluntário do Asilo Nossa Senhora do Carmo. Em 2014 foi eleito Presidente da mencionada instituição e sendo reeleito por mais um biênio que se completará em 2018.

Por indicação do vereador Silvinho Martins (PRP), foi homenageada Maria da Penha de Oliveira Martins. Cidadã Campista, conhecida como Dona Penha, foi vereadora em cinco mandatos ininterruptos. Prestou serviços notórios como apresentação de projetos de lei e indicações em diversas áreas como saúde, educação, infraestrutura, saneamento básico, habitação, transporte, assistência social e tantos outros.

Naira Regina de Barros Cordeiro Peçanha recebeu a honraria por indicação do vereador Thiago Ferrugem (PR). A homenageada tem formação no Magistério, com atuação na Fundação Leão XIII. Atua na APAPE há sete anos como presidente, reerguer a Associação para que esta seja um espaço de acolhimento das famílias que necessitam.

Ordem do Mérito João Da Hora

A honraria é conferida aos profissionais da área de Educação com trabalhos de reconhecimento notório em seu âmbito profissional. Recebeu a honraria a Cibele Daher Botelho Monteiro, por indicação do vereador Marcão Gomes (Rede). Mestre em Cognição e Linguagem pela Uenf, é autora de diversos artigos em congressos e periódicos. Professora aposentada do Instituto Federal Fluminense (IFF), foi reitoria da instituição.

Elciléa Machado Nogueira recebeu a honraria através do vereador José Carlos (PSDC). Campista formada em Pedagogia, atua no Instituto Brasileiro Alberes Batista. Com diversas qualificações, é uma educadora responsável e respeitada, sendo um exemplo na área, pois se destaca com seu trabalho em prol da educação.

Por indicação de Joilza Rangel (PSD), recebeu a comenda Rita de Cássia Rocha Soares Chardelli. Graduada em Comunicação Social, licenciada em Pedagogia e Educação Artística, pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Infantil e Mestra em Ensino de Ciência da Saúde e Ambiente, atualmente é diretora da Escola João e Maria e se destaca pela educação inclusiva.

Ordem do Mérito Doutor Albert Sabin

A honraria é conferida, exclusivamente, a Médicos e Odontólogos de reconhecimento notório em seu âmbito profissional. Foi agraciado André Luis Santos Carneiro, através do vereador Abu (PPS). Campista, graduado em Odontologia com especialização em implantodontia, é palestrante e responsável pela cirurgia odontológica de gestantes realizada na Prefeitura e Capitão-Cirurgião Dentista do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro desde 2002.

Carlos Gicovate Neto recebeu a honraria por indicação do vereador Marcelo Perfil (PHS). Campista, formado em Medicina com residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo, possui experiência profissional desde 2007 como Cirurgião Geral da Fundação Municipal de Saúde no HGG. Atua também como Coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Escola Álvaro Alvim.

Por intermédio do vereador Cláudio Andrade (PSDC), a honraria foi entregue a Herbert Sidney Neves. Campista, o agraciado se formou na primeira turma da Faculdade de Medicina de Campos. Estudou no Hospital John Hopkins (EUA) e fundou o Instituto de Medicina Nuclear e Endocrinologia (Grupo IMNE).

Iveilda da Silva Pinto recebeu a comenda por indicação do vereador Marcão Gomes. Médica pediátrica e professora com uma vasta experiência profissional na área da saúde, a agraciada exerceu sua função em hospitais e postos médicos do município, atendendo atualmente nos em Barcelos e Travessão, além do próprio consultório.

Por indicação do vereador José Carlos (PSDC), Robson Tadeu de Castro Maciel recebeu a honraria. Graduado em Odontologia com especialização em Saúde Púbica, graduado em Direito, mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, é professor aposentado e é servidor público municipal lotado na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Campos.

Ordem do Mérito Oswaldo Martins

A Ordem do Mérito Oswaldo Martins é conferida aos profissionais nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Comunicação Visual e Desenho Industrial, de reconhecimento notório em seu âmbito profissional. Cássio Leandro Moreira Peixoto foi agraciado por indicação do vereador Cláudio Andrade (PSDC). Campista, o jornalista atua como quadrinista, desenvolvendo revistas em quadrinhos e livros infantis, e também como escritor e design.

Silvana Monteiro de Castro recebeu a honraria através do vereador Marcão Gomes (Rede). Ela é arquiteta com mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades. Atualmente exerce a profissão na Prefeitura, também ocupa o cargo de professora no curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo no ISECENSA e de Professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo no IFF.

Por indicação do vereador Fred Machado (PR), foi agraciado Victor de Aquino Vianna Fernandes. Ele possui formação em Arquitetura, atuando na construção civil, avaliações, perícias e consultoria hospitalar. Seu perfil profissional é comprovado pelos trinta e quatro anos de sintonia com essa arte. Atualmente é Secretário de Desenvolvimento Econômico.

Ordem do Mérito Dr. Sérgio Diniz

A Ordem do Mérito Dr. Sérgio Diniz é conferida aos profissionais com formação acadêmica exponencial, de reconhecimento notório dos trabalhos realizados relacionados a sua área de expertise. Por indicação de Marcão Gomes (Rede), foi homenageado Alzimar Fernandes Gomes. Campista graduado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UENF, ele é doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UFRJ. Atualmente é professor de ensino médio profissionalizante da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins, onde também exerce o cargo de Diretor Geral.

Através da vereadora Josiane Morumbi (PRP), foi agraciado Jorge Almeida Guimarães. Campista, graduado em Medicina Veterinária com pós-Doutorado no National Heart, Lung and Blood Institute (NHLBI) dos National Institutes of Health (NIH) (EUA), possui trabalhos pioneiros publicados na Revista Agropecuária Brasileira. Atualmente é Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPI I).

Por indicação de Joilza Rangel (PSD), Paulo Clébio Nascimento foi agraciado. Graduado em Ciências Econômicas e mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, possui diversas especializações que o colocaram como referência em sua área de atuação profissional no município.

O pastor Pedro Salvador de Azevedo recebeu a comenda através do vereador José Carlos (PSDC). Bacharel em Teologia, mestre em Ministério, mestre em Divindade, doutor em Ministério e pós-Doutorado em Teologia, o homenageado se destaca na área acadêmica em que atua.

Sidney Luiz de Matos Mello foi agraciado por indicação do vereador Marcão Gomes (Rede). Formado em Geologia, mestre em Geologia com PHD em Ciências da Terra, o homenageado atua na UFF desde 1984 e ocupou diversos cargos da administração superior. Hoje, sua principal agenda se concentra na expansão contínua do ensino superior no Brasil, no processo de internacionalização e na qualificação das instituições de ensino superior em ciência e tecnologia.

Por indicação do vereador Cláudio Andrade (PSDC), recebeu a comenda Sylvia Márcia da Silva Paes. Ela possui graduação em História, pós-graduação em Geografia Humana e mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades. Atualmente, é pesquisadora do Museu de Campos e professora do Curso de História e Geografia como tutora na Universidade Salgado de Oliveira.

Ordem do Mérito Renato Barbosa

A Ordem do Mérito Renato Barbosa é conferida aos cidadãos com reconhecimento notório dos feitos e trabalhos realizados nas áreas de Petróleo, Gás e Tecnologia. A honraria foi concedida a Renato Krile da Silva, por indicação de Joilza Rangel (PSD). Campista, dedicou dezesseis anos ao trabalho embarcado em plataformas de petróleo e similares, sempre desenvolvendo suas atividades de forma exemplar.

Através do vereador Marcão Gomes (Rede), foi agraciada Rosidéa Viana da Silva, que atuou na assessoria de Comunicação da Petrobrás. É uma profissional com habilidades em relacionamento com públicos internos e autoridades. Atualmente é Técnica de Administração e Controle Sênior, no Porto do Açu, em São João da Barra.

Ordem do Mérito Doutor Alberto Lamego

A Ordem do Mérito Doutor Alberto Lamego é conferida aos Pesquisadores, Historiadores e Escritores da História do município. Por indicação da Mesa Executiva, recebeu a honraria Genilson Paes Soares. Ele estudou o primeiro ano científico no Liceu de Humanidades de Campos. Bacharel em Comunicação Social com especialidade em publicidade e propaganda, já ganhou diversos concursos inclusive o Concurso Nacional de Cartaz para Ano Internacional da Juventude, promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro e Jornal O Globo.

Graziela Escocard Ribeiro foi agraciada por indicação do vereador Thiago Ferrugem (PR). Campista, graduada em História pela UNIVERSO, com especialização em Literatura, Memória Cultural e Sociedade pelo IFF, atualmente a homenageada é diretora do Museu Histórico da Cidade de Campos.

Por indicação do vereador Cláudio Andrade (PSDC), Wellington Paes recebeu a comenda. Campista, cursou Medicina e é um amante pela história do município. O homenageado possui uma famosa biblioteca em sua residência, onde cataloga todos os exemplares de jornais de Campos desde a sua fundação. É sócio há mais de 40 anos do Lions Clube de Campos; Membro efetivo da Academia Campista de Letras cadeira nº 39; Sócio fundador do Instituto Histórico de Campos, atualmente Instituto Histórico e Geográfico de Campos.

Ordem do Mérito Mário Ferraz Sampaio

A Ordem do Mérito Mário Ferraz Sampaio é conferida aos profissionais de da área de Comunicação: imprensa, radiofônica e televisual de reconhecimento notório em seu âmbito profissional. Por indicação do vereador Marcão Gomes (Rede), recebeu a honraria o jornalista Antônio Thadeu Nascimento de Oliveira Filho. Pós-graduado em Assessoria de Comunicação, pesquisador de mídia televisiva e autor do livro “Telejornalismo Campista - A História da TV Aberta, em Campos dos Goytacazes”, atua como apresentador e repórter de televisão em canais de TV por assinatura.

A jornalista Mariane Ribeiro Pessanha foi agraciada através do vereador Cláudio Andrade (PSDC). Ela Trabalhou em diversos veículos de comunicação, foi jornalista do Jornal Monitor Campista, o mais antigo de Campos e o terceiro mais antigo do país, lutando pela sua permanência. Hoje é jornalista do Jornal Terceira Via.

Ordem do Mérito Ana Néri

A Ordem do Mérito Ana Néri é conferida aos profissionais da área de Enfermagem, com trabalhos de reconhecimento notório em seu âmbito profissional. Frederico Juliboni Ribeiro Gomes foi agraciado por indicação da vereadora Josiane Morumbi (PRP). Ele é campista, graduado em Enfermagem. O agraciado tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Emergencial. Participa ativamente de formação de profissionais em resgate e salvamento de missões humanitárias.

Necy Marinho do Amaral recebeu a comenda por indicação do vereador Marcelo Perfil (PHS). Campista, formado em Técnico de Enfermagem pelo Instituto Rui Barbosa, o homenageado nunca mediu esforços para ajudar ou socorrer a quem precisava, não importando condição financeira. Possui 50 anos de trabalho ininterrupto e sem descaso com a vida.

*Por Lohaynne Gregório - Ascom Câmara Campos