A partir de agora estudantes do ensino fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal contam com cursos profissionalizantes no Instituto Federal Fluminense (IFF), realizados através de uma parceria com a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). Nesta quinta-feira (10) uma Aula Inaugural no campus Guarus marcou o início dos cursos e contou com a presença do presidente da Câmara, Marcão Gomes (PR), do prefeito Rafael Diniz, entre outras autoridades.

“Gostaria de parabenizar o prefeito Rafael Diniz, o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Brand Arenari, o diretor do IFF Campus Guarus, Christiano Leal, e o reitor da instituição, Jefferson Manhães, pela parceria que possibilitará a formação continuada dos alunos do ensino de jovens e adultos. Nós sabemos a importância da educação na vida das pessoas e o IFF é um a entidade de ensino que realiza sonhos, modificando a vida das pessoas. Tenho certeza que todos esses jovens terão a possibilidade de se apresentar ainda melhor para o mercado de trabalho, conseguindo emprego, renda e satisfação pessoal”, afirmou Marcão durante a solenidade.

A formação será feita através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade EJA e Adultos Formação Inicial e Continuada com o Ensino Fundamental (PROEJA FIC), cuja portaria municipal foi publicada em maio de 2017. Sendo assim, os estudantes da EJA municipal poderão concluir o ensino fundamental com qualificação para ingresso no mercado de trabalho.

Inicialmente foram ofertados três cursos: Balconista de Farmácia, Operador de Computador e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com cargas horárias que variam de 160 a 300 horas. Puderam se inscrever os alunos matriculados na nona fase da EJA da rede municipal sem dependência em nenhuma disciplina. A seleção foi realizada pelo IFF através de sorteio.

*Vivianne Chagas - Ascom Câmara Campos