Sex, Dez

Estudantes da Creche Escola Sagrada Família conheceram o corredor histórico da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes nesta terça-feira (12). A visita foi guiada pela equipe do Museu Histórico de Campos e faz parte de programação da terceira edição do Festival Doces Palavras (FDP!).

Ao todo, 20 alunos do primeiro, terceiro e quarto ano participaram da visita no turno da manhã e da tarde. Diretora do Museu, Graziela Escocard e sua equipe apresentaram o corredor histórico e aspectos biográficos de personalidades campistas. “Aproveitando que a Câmara já trabalha educação patrimonial, decidimos fazer um tour para mostrar que esta não é apenas uma Casa de Leis, mas um local de preservação da história”, disse.

“As crianças serão os futuros agentes de preservação da nossa identidade e essa é uma forma de criar pertencimento. O Festival, em si, já conta com a temática regional, então, essa visita agrega história”, concluiu Graziela Escocard.

Professora do terceiro ano, Meiri Tavares afirmou que a visita foi uma oportunidade de aplicar o que está sendo ensinado em sala de aula. “Estamos abordando em sala a questão da teoria sobre a história do município e eu acho de fundamental importância eles verem algo mais real. Creio de devemos conhecer a história da nossa cidade para depois conhecer do estado e país”, explicou.

Os estudantes ainda conheceram o foyer do Palácio Nilo Peçanha, o plenário Álvaro Lopes Vidal e a galeria de presidentes.

Confira a programação da Câmara Municipal na terceira edição do FDP!:

Data: 19/11/2019
Horário: 09h
Local: Emugle
Palestra: Qual a conexão entre a Câmara Municipal e o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes?
Palestra com a historiadora e gerente do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, Graziela Escocard.

Data: 21/11/2019
Local: Plenário
Jesuítas na história
Exibição do programa “Pílulas da História” da TV Câmara sobre os Jesuítas, seguida de Mesa de Debate.
Convidados:Rafaela Machado (Historiadora e diretora do Arquivo
Público Municipal)
Luís Cláudio Ribeiro Moisés (Autor do livro “A devassa
dos jesuítas no ES”)

Data: 25/11/2019
Local: 18h Emugle
O patrimônio arquitetônico campista em debate: impactos e perspectivas
Exibição do programa “Pílulas da História” da TV Câmara sobre o Patrimônio Histórico de Campos, seguida de Mesa de Debate.
Mediação: Rafaela Machado (Historiadora e diretora
do Arquivo Público Municipal)
Convidados: Simonne Teixeira (Vila Maria – UENF)
Humberto Neto (IFF)
Larissa Manhães (Arquivo Público Municipal)
Rodrigo Porto (COPPAM)

Data: 25/11/2019
Horário: 17h
Local: Foyer
Abertura da exposição: Como era antes e como vejo hoje
Exposição do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes inspirada no álbum de inauguração das obras de melhoramento da cidade de Campos dos Goytacazes de 1916, pertencente a Nilo Peçanha, com fotos atuais do fotógrafo Douglas Marques.

Data: 27/11/2019
Palestra: O Norte-noroeste Fluminense e o mundo
Palestrante: Professor doutor Arthur Sofiatti, autor da obra “A Planície do Norte do Rio de Janeiro antes e durante a ocidentalização do mundo”.

Data: 28/11/2019
Local: Emugle
Escolha da data da cidade de Campos dos Goytacazes – Reunião aberta do Instituto Histórico e Geográfico de Campos sobre a data de aniversário de Campos

Confira a programação completa do evento: