Sex, Abr

Em virtude da chuva, a palestra “Qual a conexão entre a Câmara Municipal e o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes?” que estava agendada para a manhã desta terça-feira (19), foi adiada e acontecerá no próximo dia 28, às 9h, no plenário da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes.

A palestra, ministrada pela historiadora e gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard, abordará a história do Solar do Visconde de Araruama e do Palácio Nilo Peçanha. A chuva desta terça-feira dificultou o transporte de estudantes que iriam participar do evento e, por isso, a organização optou por adiar.

De acordo com Graziela Escocard, a discussão do tema tem como objetivo criar o pertencimento da população, abordando aspectos da história do município e a relação entre as construções históricas. A programação faz parte da terceira edição do Festival Doces Palavras e o evento é aberto ao público.

Confira a programação da Câmara Municipal na terceira edição do FDP!:

Data: 21/11/2019
Local: Plenário
Jesuítas na história
Exibição do programa “Pílulas da História” da TV Câmara sobre os Jesuítas, seguida de Mesa de Debate.
Convidados:Rafaela Machado (Historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal)
Luís Cláudio Ribeiro Moisés (Autor do livro “A devassa dos jesuítas no ES”)

Data: 25/11/2019
Local: 18h Emugle
O patrimônio arquitetônico campista em debate: impactos e perspectivas
Exibição do programa “Pílulas da História” da TV Câmara sobre o Patrimônio Histórico de Campos, seguida de Mesa de Debate.
Mediação: Rafaela Machado (Historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal)
Convidados: Simonne Teixeira (Vila Maria – UENF)
Humberto Neto (IFF)
Larissa Manhães (Arquivo Público Municipal)
Rodrigo Porto (COPPAM)

Data: 25/11/2019
Horário: 17h
Local: Foyer
Abertura da exposição: Como era antes e como vejo hoje
Exposição do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes inspirada no álbum de inauguração das obras de melhoramento da cidade de Campos dos Goytacazes de 1916, pertencente a Nilo Peçanha, com fotos atuais do fotógrafo Douglas Marques.

Data: 27/11/2019
Local: Emugle
Palestra: O Norte-noroeste Fluminense e o mundo
Palestrante: Professor doutor Arthur Sofiatti, autor da obra “A Planície do Norte do Rio de Janeiro antes e durante a ocidentalização do mundo”.

Data: 28/11/2019
Horário: 09h
Local: Plenário
Palestra: Qual a conexão entre a Câmara Municipal e o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes?
Palestra com a historiadora e gerente do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, Graziela Escocard.

Data: 28/11/2019
Local: Emugle
Escolha da data da cidade de Campos dos Goytacazes – Reunião aberta do Instituto Histórico e Geográfico de Campos sobre a data de aniversário de Campos

Confira a programação completa do evento: