Sex, Dez

A história dos jesuítas será destaque nesta quinta-feira (21), em mais um evento realizado pela Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes na programação da terceira edição do Festival Doces Palavras. Aberta ao público, a mesa de debate “Jesuítas na história” será realizada às 18h, no plenário, com a historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, Rafaela Machado e o professor da UFES, Luiz Cláudio M. Ribeiro.

O tema também será abordado pelo programa Pílulas da História, da TV Câmara, que será apresentado na ocasião, fomentando o debate. Com episódios inéditos toda quinta-feira, às 20h, e reprise aos fins de semana, Pílulas da História tem apresentação de Rafaela Machado e é exibido nos canais 19.3 no sinal aberto digital e 152 VerTV, disponível também nas redes sociais da Câmara.

“A viabilização de eventos como esse é uma grande oportunidade de inserir Campos nos debates históricos que têm se desenvolvido em âmbito nacional, como também de nos permitir conhecer mais sobre estudos que possam dialogar com os nossos aspectos históricos. No que se relaciona aos jesuítas em Campos, ainda há muito para ser estudado e muito a ser ampliado sobre o pouco que sabemos. Os jesuítas foram essenciais no processo de formação dos nossos campos, tendo sido um dos primeiros a iniciar de forma efetiva a colonização da região”, explicou Rafaela Machado.

O evento também contará com o lançamento em Campos do livro “Devassa da reforma da religião da Companhia de Jesus nesta comarca do Espírito Santo”, do professor Luiz Cláudio M. Ribeiro. Sobre a obra, Rafaela Machado argumenta que lança luz sobre a devassa que se produziu pela expulsão dos jesuítas de Campos. “Esse diálogo e essa troca são passos largos e consistentes para que Campos se firme em definitivo enquanto campo de estudo - não só a ser pesquisado, mas também que produz pesquisas e estudos de qualidade”, concluiu.

Confira a programação da Câmara Municipal na terceira edição do FDP!:

Data: 21/11/2019
Local: Plenário
Jesuítas na história
Exibição do programa “Pílulas da História” da TV Câmara sobre os Jesuítas, seguida de Mesa de Debate.
Convidados:Rafaela Machado (Historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal)
Luís Cláudio Ribeiro Moisés (Autor do livro “A devassa dos jesuítas no ES”)

Data: 25/11/2019
Local: 18h Emugle
O patrimônio arquitetônico campista em debate: impactos e perspectivas
Exibição do programa “Pílulas da História” da TV Câmara sobre o Patrimônio Histórico de Campos, seguida de Mesa de Debate.
Mediação: Rafaela Machado (Historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal)
Convidados: Simonne Teixeira (Vila Maria – UENF)
Humberto Neto (IFF)
Larissa Manhães (Arquivo Público Municipal)
Rodrigo Porto (COPPAM)

Data: 25/11/2019
Horário: 17h
Local: Foyer
Abertura da exposição: Como era antes e como vejo hoje
Exposição do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes inspirada no álbum de inauguração das obras de melhoramento da cidade de Campos dos Goytacazes de 1916, pertencente a Nilo Peçanha, com fotos atuais do fotógrafo Douglas Marques.

Data: 27/11/2019
Local: Emugle
Palestra: O Norte-noroeste Fluminense e o mundo
Palestrante: Professor doutor Arthur Sofiatti, autor da obra “A Planície do Norte do Rio de Janeiro antes e durante a ocidentalização do mundo”.

Data: 28/11/2019
Horário: 09h
Local: Plenário
Palestra: Qual a conexão entre a Câmara Municipal e o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes?
Palestra com a historiadora e gerente do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, Graziela Escocard.

Data: 28/11/2019
Local: Emugle
Escolha da data da cidade de Campos dos Goytacazes – Reunião aberta do Instituto Histórico e Geográfico de Campos sobre a data de aniversário de Campos