Abrindo a Sessão Ordinária desta quarta-feira (16) a Câmara de Vereadores de Campos recebeu a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, que falou sobre o trabalho de coleta de resíduos na cidade. Durante os trabalhos, os vereadores apresentaram um total de 23 processos de Indicações Simples, nove processos de Requerimento e aprovaram o programa “Adote uma Praça” para o município.

“Gostaria de convidar o Leonardo para prestar os devidos esclarecimentos aos vereadores e a toda população a respeito do trabalho desempenhado pela secretaria de Desenvolvimento Ambiental. Desde já gostaria de colocar a TV Câmara à disposição para fazer a divulgação da campanha de conscientização sobre o descarte do lixo”, anunciou o presidente da Câmara, Marcão Gomes (Rede).

O secretário falou sobre as mudanças no trabalho de coleta de lixo. “Nós procuramos otimizar os serviços prestados ao máximo, sem deixar de atender à população da melhor forma. Quero deixar claro que nenhum serviço prestado anteriormente pela empresa Vital deixará de ser prestado. O que vai acontecer é uma readequação dos serviços para gerar uma redução de custos. Esclarecendo que a empresa é uma parceira do município e sem essa parceria esse trabalho não seria possível. Nós realizamos um estudo por dois meses para levantar as necessidades de cada comunidade para poder fazer um redimensionamento do serviço, readequando a cada realidade”, explicou.

Leonardo também alertou a população sobre como descartar resíduos. “Hoje entre os projetos que estamos implantando temos a Coleta Seletiva nas Escolas, em parceria com a secretaria de Educação; o Bairro Modelo, onde nós mapeamos bairros que possam servir de modelo para outros; e a Cooperativa Modelo, que são cooperativas de reciclagem que estamos estruturando, atualmente temos quatro. Lembrando que de nada adianta todo esse trabalho técnico sem a conscientização de todos sobre a forma certa de descartar o lixo orgânico e, principalmente, o entulho. Cada um de nós é importante para manter limpo o lugar em que a gente vive. A partir de hoje nós vamos realizar fiscalizações e através delas autuações educativas ou aplicação de multa em caso de reincidência”, concluiu.

Durante a sessão, o vereador Enock Amaral (PHS) apresentou o Projeto de Lei nº 0112/2017, que dispõe sobre o programa “Adote uma Praça” no município de Campos e dá outras providências. “Com esse projeto poderemos manter os cuidados das praças neste momento econômico tão difícil que estamos passando. Esse programa visa oportunizar à iniciativa privada o cuidado de praças. Lembrando que embora os cuidados possam ser particulares, o domínio do local seguirá sendo público e de responsabilidade da prefeitura. Assim manteremos esses locais bem cuidados para a diversão da população. Esse programa já existe em outras cidades, como em São Paulo”, explicou o autor. O projeto foi aprovado por unanimidade.

*Por Vivianne Chagas - Ascom Câmara Campos