Parlamento Regional

O presidente da Câmara Municipal de Campos, vereador Edson Batista, recebeu nesta segunda-feira (1º), em seu gabinete, representantes do Parlamento Regional. O objetivo do encontro, proposto por Batista, também presidente do Paralmento, foi traçar ações para o próximo ano em diversas áreas como saúde, educação, energia elétrica, estradas, entre outros.

Além do vereador Mauro Silva, estiveram presentes o presidente da Câmara de Carapebus, Juninho Luna, e a vereadora de Quissamã, Kitiely Freitas, secretária executiva do Parlamento.

Com base em um estudo feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), denominado "Visão de Futuro", que aponta os problemas a serem enfrentados pelos municípios nos próximos dez anos, diante do crescimento populacional, mas também soluções, a ideia, segundo Edson Batista, é levar essa discussão para dentro do Parlamento.

"Minha proposta é, a cada mês, discutir um tema. No estudo, a Firjan aponta os problemas, mas também propostas para solucioná-los. Este ano tivemos um Parlamento que debateu os problemas e a ideia é focar agora nas medidas a serem adotadas. Serão pautas positivas", disse o presidente.

Kitiely citou o hospital de Quissamã, que, segundo ela, é altamente equipado, mas precisa de financiamento para prestar um melhor atendimento. "Tem estrutura, mas falta verba".

"O objetivo é justamente esse, detectar o que precisa ser feito em cada município para depois cobrarmos do Estado", acrescentou Edson Batista.

Juninho ressaltou a importância da iniciativa. "É muito importante o que iremos fazer, pois quando as ações começarem a surtir efeito, ficaremos fortalecidos", disse ele, que foi eleito vice-presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB).

Após a reunião, os vereadores foram conhecer a sede da Escola Municipal de Gestão Pública do Legislativo (Emugle), inaugurada pela Câmara no dia 04 e novembro.

*Fonte: Ascom